A Pegada Hídrica Para Processamento de 11 Produtos

A Pegada Hídrica Para Processamento de 11 Produtos

A produção de cada item industrializado ou agropecuário envolve o consumo de uma quantidade imensa de água, da irrigação ao resfriamento de máquinas e ao efluente gerado no processo. Esse volume, chamado de "pegada hídrica", impressiona.

Você sabe o que é pegada hídrica? O conceito engloba o volume total de água doce que é utilizada e o efluente gerado no ciclo completo de produção dos bens e serviços.

Essa quantidade é chamada de “água virtual”, já que quando compramos ou consumimos um item não temos dimensão de todos os recursos utilizados ao longo de sua cadeia produtiva. Diversos fatores são levados em conta para o cálculo, como o local e o tipo de produção.

Confira as pegadas deixadas por alguns produtos.

1) Papel

De diferentes gramaturas, tamanhos e cores, ele sempre está no nosso dia a dia de alguma forma. Utilizado para anotar recados, estudar ou levar mensagens, o papel é um material muito utilizado, ainda que o método online ajude na economia do material.

Aliás, em relação ao impacto ambiental, muitas pessoas associam à extração da madeira, responsável pela celulose, matéria-prima do papel. Porém, há um dado ainda mais alarmante em relação ao ciclo do papel. Para cada um quilo de papel produzido, 540 litros de água são utilizados.

Após a extração da celulose dos troncos, o material passa por diversas etapas de lavagem, cozimento e pressurização, o que corresponde a até 100 mil litros de água. Além disso, segundo dados da organização mundial Water Footprint Network, para a produção de cada folha de papel A4 são gastos por volta de 10 litros de água. Mas, mais do que o alto volume utilizado, a fabricação do papel prejudica os afluentes e córregos no entorno as áreas de extração da celulose.

2) Maçã

Uma maçã (150 g) demanda 125 litros de água, desde o plantio até a venda ao consumidor final. Para um litro de suco, são gastos 1.140 litros de água.

3) Café

O café é a bebida mais famosa na mesa dos brasileiros e a segunda mais consumida, atrás somente da água. O Brasil é o segundo maior consumidor no mundo, com 21 milhões de sacas por ano. Cada pessoa consome 839 xícaras de café por ano.

Para se ter uma ideia, uma xícara de café gasta 130 litros de água em sua produção.

4) Plástico

Dados da Water Footprint Network indicam que a pegada hídrica do plástico é relevante e o consumo para produção de uma garrafa plástica de 500 ml consome, em média, 3 litros de água. Ou seja, o consumo de água para fabricação da garrafa pode ser de seis a sete vezes maior que o volume de água dentro da própria garrafa.

Para produzir um quilo de plástico, a indústria consome 182 litros de água.

5) Batata

A produção de 1 quilo de batata exige o gasto de 290 litros de água. As batatas chips demandam ainda mais: são 1.040 litros por quilo.

6) Vinho

A pegada hídrica média global das uvas é de 610 litros/kg. Um quilograma de uvas dá 0,7 litros de vinho, de modo que a pegada hídrica do vinho é de 870 litros de água por litro de vinho. Isto significa que a produção de uma taça de vinho (125 ml) consome até 110 litros, em média.

7) Leite

Para cada litro de leite, são necessários mil litros de água. Esse volume total de água se baseia na necessidade para produção das pastagens e alimentos concentrados utilizados pelos bovinos, além da quantidade gerida pelos animais. O consumo de água por vaca em lactação depende de vários fatores: estado fisiológico, produção de leite, peso corporal, raça e consumo de matéria seca.

8) Trigo

Para a produção de 1 kg de pão de trigo são gastos 1.608 litros de água. Cerca de 80% deste valor é atribuído à farinha que é derivada do trigo, o resto é atribuído a subprodutos. Um quilo de trigo proporciona cerca de 790 gramas de farinha, de forma que consumo de água na produção da farinha de trigo é de cerca de 1.850 litros / kg.

9) Chocolate

Em média, os grãos de cacau têm uma pegada hídrica de 20 mil litros por quilo. Os grãos de cacau são primeiramente transformados em pasta, com cascas de cacau como produto restante. Para a transformação numa barra de chocolate são precisos 17 mil litros de água.

10) Cana

Existem no Brasil aproximadamente 420 usinas sucroalcooleiras. Dentre elas 35% destinadas à produção de etanol, 3% açúcar e 62% são mistas, que juntas moem cerca de 600 milhões de toneladas de cana por ano. Os números mostram que para 1 kg de cana processada nessas unidades é necessário 1.000 litros de água.

11) Camisa

Pra cultivar 1kg de fibra de algodão, são necessárias de 7 a 29 mil litros de água. Uma camiseta, por exemplo, consome quase 2kg de combustíveis fósseis e quase 3 mil litros de água.

O reuso de água industrial em larga escala possui o potencial de reduzir drasticamente a demanda de água para o processamento destes produtos.

É claro que fabricantes de alimentos e bebidas, por exemplo, enfrentam restrições legais em relação à reciclagem: a água de reuso não pode entrar como insumo, mas pode fazer uso dessa água para limpeza de maquinários ou mesmo de seus caminhões de transporte ou ainda, para as descargas de sanitários.

Entretanto, para outros setores da indústria, em que a água é menos utilizada como matéria-prima e mais empregada em processos, a água de reuso é mais do que indicada.

A Flush Engenharia desenvolve soluções para o tratamento de efluentes e reúso de água. Desenvolvemos projetos personalizados utilizando técnicas avançadas de tratamento, incluindo os processos de separação por membranas, entregando a nossos clientes soluções que vão além dos sistemas convencionais, possibilitando o tratamento e reuso dos mais complexos efluentes.

Entre em contato ou agende uma visita!

Por Gabriela Marques dos Ramos


Solicite um orçamento

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Flush Engenharia www.flushengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×